1. 2009 - 2012. Monitoramento e Pesquisa de Fenömenos Extremos na Amazônia - Segunda Fase. (Participante)

    Descrição: Implementar, desenvolver e sistematizar uma rede de monitoramento e pesquisa sobre fenômenos meteorológicos extremos nos estados da Amazônia, focalizando, particularmente, os eventos severos de curto prazo (tempestades convectivas, tornados e/ou micro explosões que frequentemente produzem descargas elétricas, vendavais ou rajadas de vento, granizo e chuva intensa) e eventos climatológicos de longo prazo (enchentes, secas e estiagens prolongadas). A idéia básica do projeto é adquirir recursos computacionais e tecnológicos para a estrutura de integração entre os centros operacionais e instituições de pesquisas que trabalham na área de meteorologia tropical na Amazônia. A idéia básica da re-edição do projeto é aprimorar a rede de pesquisa e operação com a implementação de um sistema integrado de alerta virtual de eventos meteorológicos extremos, buscando relações prognósticas entre as variáveis armosféricas e hidricas, contribuindo para otimizar as operações de defesa civil, segurança dos portos e sistemas de distribuição de energia elétrica da Amazônia.

    Integrantes(es): José Francisco de Magalhães Netto; Jaci Maria Bilhalva Saraiva

    Financiador(es): Não possui

  2. 2008 - 2011. Ampliação de Acessibilidade a Laboratório de Ciências Usando Ambientes Virtuais e Tele-Robótica. (Coordenador)

    Descrição: O projeto de pesquisa propõe implementar, desenvolver e tornar disponível um Laboratório Virtual para o Ensino de Ciências usando conceitos de Tele-Robótica na modalidade de Educação a Distância, capacitando um núcleo de pesquisadores, alunos de Graduaçãoes e da Pós-Graduação, técnicos e professores nessa abordagem.

    Integrantes(es): José Francisco de Magalhães Netto

    Financiador(es): Não possui

  3. 2006 - 2008. Monitoramento e Pesquisa de Fenömenos Extremos na Amazônia. (Participante)

    Descrição: Implementar, desenvolver e sistematizar uma rede de monitoramento e pesquisa sobre fenômenos meteorológicos extremos nos estados da Amazônia, focalizando, particularmente, os eventos severos de curto prazo (tempestades convectivas, tornados e/ou micro explosões que frequentemente produzem descargas elétricas, vendavais ou rajadas de vento, granizo e chuva intensa) e eventos climatológicos de longo prazo (enchentes, secas e estiagens prolongadas). A idéia básica do projeto é adquirir recursos computacionais e tecnológicos para a estrutura de integração entre os centros operacionais e instituições de pesquisas que trabalham na área de meteorologia tropical na Amazônia.

    Integrantes(es): José Francisco de Magalhães Netto; Jaci Maria Bilhalva Saraiva

    Financiador(es): Não possui

  4. 2001 - Atual. AmCorA - Ambiente Cooperativo de Aprendizagem. (Participante)

    Descrição: O projeto multi-institucional AmCorA tem como objetivo investigar as possibilidades de suporte tecnológico ao trabalho cooperativo, em especial na formação de comunidades virtuais de aprendizagem. Alguns dos resultados do trabalho estão incorporados numa plataforma, acessível em http://www.gaia.ufes.br/amcora.

    Integrantes(es): José Francisco de Magalhães Netto; Alberto Nogueira de Castro Junior

    Financiador(es): Não possui