1. Towards a Human-AI Hybrid System for Categorising Programming Problems. Pereira, Filipe Dwan; Pires, Francisco; Fonseca, Samuel C.; Oliveira, Elaine H. T.; Carvalho, Leandro S. G.; David Braga Fernandes De Oliveira; Cristea, Alexandra I.; SIGCSE '21: The 52nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education, 2021. Completo.

  2. Uso de atributos de código para classificação da facilidade de questões de codificação. Lima, Marcos Avner Pimenta De Lima; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; Oliveira, Elaine Harada Teixeira De; David Braga Fernandes De Oliveira; Pereira, Filipe Dwan; Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2021. Completo.

  3. Mapeamento e análise empírica de misconceptions comuns em avaliações de introdução à programação. Araujo, Ada; Filho, Daniel Lopes Zordan; Oliveira, Elaine Harada Teixeira De; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; Pereira, Filipe Dwan; David Braga Fernandes De Oliveira; Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2021. Completo.

  4. Uma análise dos tipos de jogadores em uma plataforma de gamificação incorporada a um sistema juiz on-line. Pessoa, Marcela; Isotani, Seiji; Melo, Rafaela; Haydar, Gabriel; David Braga Fernandes De Oliveira; Carvalho, Leandro S. G.; Oliveira, Elaine H. T. De; Conte, Tayana; Pereira, Filipe Dwan; Rodrigues, Luiz; Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2021. Completo.

  5. Um Método de Detecção de Plágio para Sistemas Juiz On-line baseado no Comportamento dos Alunos. David Braga Fernandes De Oliveira; Lavareda Filho, Ronem M.; Oliveira, Elaine H. T.; Carvalho, Leandro S. G.; Pereira, Filipe Dwan; Colonna, Juan G.; Menezes, Adria; Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2021. Completo.

  6. Tradução e validação de um inventário de conceitos sobre programação introdutória. Braz, Ana Caroline R.; Carvalho, Leandro S. G.; Oliveira, Elaine H. T.; David Braga Fernandes De Oliveira; Bittencourt, Roberto A.; Santana, Bianca L.; Pereira, Filipe Dwan; Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2021. Completo.

  7. Vivência acadêmica e desempenho acadêmico de ingressantes em cursos de computação. MendonÇa, Evoney; Carvalho, Leandro S. G.; Santos, Ana Lucia Machado Dos; Oliveira, Elaine H. T.; David Braga Fernandes De Oliveira; Pereira, Filipe Dwan; Workshop sobre Educação em Computação, 2021. Completo.

  8. Um estudo sobre a relação entre os elementos de jogos e os tipos de usuários de sistemas gamificados. Melo, Rafaela; Pessoa, Marcela; Haydar, Gabriel; David Braga Fernandes De Oliveira; Oliveira, Elaine Harada Teixeira De; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; Conte, Tayana; Pereira, Filipe Dwan; Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2021. Resumo.

  9. Correlação entre habilidade de resolução de problemas e desempenho em disciplina introdutória de programação. Oliveira, Jhonatas Costa; Carvalho, Leandro S. G.; Oliveira, Elaine H. T.; David Braga Fernandes De Oliveira; Pereira, Filipe Dwan; Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2021. Resumo_expandido.

  10. Automatic creating variation of CS1 assignments and exams. David Braga Fernandes De Oliveira; JÚnior, Hermino Barbosa De Freitas; Oliveira, Elaine Harada Teixeira De; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; Oliveira, David Braga Fernandes De; Benedict, Aileen; Dorodchi, Mohsen; Cristea, Alexandra Ioana; Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2021. Resumo_expandido.

  11. Interpretable AI to Understand Early Effective and Ineffective Programming Behaviours from CS1 Learners. David Braga Fernandes De Oliveira; Oliveira, Elaine Harada Teixeira De; Oliveira, David Braga Fernandes De; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; Cristea, Alexandra Ioana; Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2021. Resumo_expandido.

  12. Análise de correlação entre habilidade de Resolução de Problemas e desempenho em disciplinas de programação. Oliveira, Jhonatas Costa; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; Oliveira, Elaine Harada Teixeira De; David Braga Fernandes De Oliveira; Pereira, Filipe Dwan; Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2021. Resumo_expandido.

  13. Automatic Subject-based Contextualisation of Programming Assignment Lists. Fonseca, Samuel; Pereira, Filipe; Elaine Harada Oliveira; David Braga Fernandes De Oliveira; Carvalho, Leandro S. G.; Cristea, Alexandra I.; International Conference on Educational Data Mining, 2020. Completo.

  14. Uma análise orientada a dados para avaliar o impacto da gamificação de um juiz on-line no desempenho de estudantes. Filho, Daniel Lopes Zordan; Oliveira, Elaine Harada Teixeira De; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; Pessoa, Marcela; Pereira, Filipe Dwan; David Braga Fernandes De Oliveira; Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020. Completo.

  15. Recomendação Automática de Problemas em Juízes Online Usando Processamento de Linguagem Natural e Análise Dirigida aos Dados. JÚnior, Hermino Barbosa De Freitas; Pereira, Filipe Dwan; Oliveira, Elaine Harada Teixeira De; David Braga Fernandes De Oliveira; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020. Completo.

  16. Tempos de Transição em Estados de Corretude e Erro como Indicadores de Desempenho em Juízes Online. Santos, Ingrid Lima Dos; David Braga Fernandes De Oliveira; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; Pereira, Filipe Dwan; Oliveira, Elaine Harada Teixeira De; Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020. Completo.

  17. Classificação de dificuldade de questões de programação com base em métricas de código. Lima, Marcos; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; Oliveira, Elaine Harada Teixeira De; David Braga Fernandes De Oliveira; Pereira, Filipe Dwan; Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020. Completo.

  18. Minerando dados de um juiz on-line para prever a evasão de estudantes em disciplinas introdutórias de programação. Silva, Dayvson Dos Santos; Tamayo, Sergio Cleger; Pessoa, Marcela; Pires, Fernanda; David Braga Fernandes De Oliveira; Oliveira, Elaine Harada Teixeira De; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020. Completo.

  19. Predição de desempenho em ambientes computacionais para turmas de programação: um Mapeamento Sistemático da Literatura. Pereira, Filipe Dwan; Souza, Linnik Maciel De; Oliveira, Elaine Harada Teixeira De; David Braga Fernandes De Oliveira; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020. Completo.

  20. Os estudantes leem as mensagens de feedback estendido exibidas em juízes online?. Oliveira, Joseph De; Salem, Felipe; Oliveira, Elaine Harada Teixeira De; David Braga Fernandes De Oliveira; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; Pereira, Filipe Dwan; Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020. Completo.

  21. Autenticação contínua de alunos utilizando biometria comportamental em ambiente Juiz On-line. Filho, Ronem Matos Lavareda; Colonna, Juan Gabriel; David Braga Fernandes De Oliveira; Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020. Completo.

  22. Análise comportamental em juízes online para predição do desempenho final de alunos em disciplinas de computação. Alves, Arthur; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; Oliveira, Elaine; David Braga Fernandes De Oliveira; XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019. Completo.

  23. Classificação de dificuldade de questões de programação com base na inteligibilidade do enunciado. Santos, Pedro Dos; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; Oliveira, Elaine; David Braga Fernandes De Oliveira; XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019. Completo.

  24. Adaptação de um método preditivo para inferir o desempenho de alunos de programação. Fonseca, Samuel; Oliveira, Elaine; Pereira, Filipe; David Braga Fernandes De Oliveira; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019. Completo.

  25. Otimização e automação da predição precoce do desempenho de alunos que utilizam juízes online: uma abordagem com algoritmo genético. Pereira, Filipe; Oliveira, Elaine; David Braga Fernandes De Oliveira; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; Junior, Hermino; XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019. Completo.

  26. CodePlay: Uma Plataforma de Gamificação baseada em Jogos de RPG Multiplayer. Pessoa, Marcela; David Braga Fernandes De Oliveira; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; Oliveira, Elaine; Nakamura, Walter; Conte, Tayana; XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019. Completo.

  27. Mensagens estendidas de feedback em um juiz online para alunos de introdução à computação: resultados preliminares. Oliveira, Joseph De; Oliveira, Elaine; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; David Braga Fernandes De Oliveira; XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019. Completo.

  28. Early Dropout Prediction for Programming Courses Supported by Online. Dwan, Filipe; Oliveira, Elaine H. T.; Cristea, Alexandra I.; David Braga Fernandes De Oliveira; Guilherme Aguiar; Alamri, Ahmed; Alshehri, Mohammad; International Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED), 2019. Completo.

  29. Early Performance Prediction for CS1 Course Students using a Combination of Machine Learning and an Evolutionary Algorithm. David Braga Fernandes De Oliveira; Oliveira, Elaine H. T.; Fernandes, David; Cristea, Alexandra; 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2019. Resumo_expandido.

  30. How are my Students going? A Tool to Analyse Students’ Interactions on Capstone Courses. Lima, MÁrcia; FontÃo, Awdren; David Braga Fernandes De Oliveira; Conte, Tayana; Gadelha, Bruno; XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019. Completo.

  31. Gamificação de um Sistema de Juiz Online para Motivar Alunos em Disciplina de Programação Introdutória. Ribeiro, Ralph Breno; David Braga Fernandes De Oliveira; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo De; Oliveira, Elaine; XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018. Completo.

  32. Predição de Zona de Aprendizagem de Alunos de Introdução à Programação em Ambientes de Correção Automática de Código. Dwan, Filipe; Oliveira, Elaine; David Braga Fernandes De Oliveira; XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017. Completo.

  33. Juiz online como ferramenta de apoio a uma metodologia de ensino híbrido em programação. GalvÃo, Leandro; David Braga Fernandes De Oliveira; Gadelha, Bruno; XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016. Completo.

  34. Ensino de Programação para Futuros Não-Programadores: Contextualizando os Exercícios com as Demais Disciplinas de mesmo Período Letivo. Leandro Silva Galvao De Carvalho; Bruno Gadelha; Fabíola G Nakamura; David Braga Fernandes De Oliveira; Elaine Harada Oliveira; Workshop sobre Educação em Computação, 2016. Completo.

  35. Multi-Entity Polarity Analysis in Financial Documents. Ferreira, Javier Zambrano; Rodrigues, Josiane; Cristo, Marco; David Braga Fernandes De Oliveira; the 20th Brazilian Symposium, 2014. Completo.

  36. Scripts as source of information to contextual video advertising. Ferreira, Raoni; Okada, Karla; Cristo, Marco; Berlt, Klessius; De Moura, Edleno S.; David Braga Fernandes De Oliveira; the 18th Brazilian symposium, 2012. Completo.

  37. Selecting keywords to represent web pages using Wikipedia information. Vidal, Maisa; Menezes, Guilherme V.; Berlt, Klessius; De Moura, Edleno S.; Okada, Karla; Ziviani, Nivio; David Braga Fernandes De Oliveira; Cristo, Marco; the 18th Brazilian symposium, 2012. Completo.

  38. Advertisement selection for online videos. Okada, Karla; De Moura, Edleno S.; Cristo, Marco; David Braga Fernandes De Oliveira; GonÇalves, Marcos AndrÉ; Berlt, Klessius; the 18th Brazilian symposium, 2012. Completo.

  39. A Site Oriented Method For Segmenting Web Pages. David Braga Fernandes De Oliveira; Edleno S. De Moura; Altigran S. Da Silva; Berthier Ribeiro-neto; Conference on Research and Development in Information Retrieval, ACM SIGIR'11, 2011. Completo.

  40. Characterizing use and quality of textual attributes in Web 2.0 applications. Figueiredo, Flavio; BelÉm, Fabiano; Pinto, Henrique; Almeida, Jussara; GonÇalves, Marcos; David Braga Fernandes De Oliveira; Moura, Edleno; Almeida, Virgilio; Cristo, Marco; the XV Brazilian Symposium, 2009. Completo.

  41. Evidence of Quality of Textual Features on the Web 2.0. David Braga Fernandes De Oliveira; Marcos André Gonçalves; Edleno S. De Moura; Almeida, Jussara; Figueiredo, F; Belém, F.; Pinto, H.; Marco Cristo; Conference on Information and Knowledge Management, 2009. Completo.

  42. Evidências de Qualidade de Atributos Textuais na Web 2.0. Figueiredo, F; Belém, F.; Pinto, H.; Almeida, Jussara; Marcos André Gonçalves; Edleno S. De Moura; David Braga Fernandes De Oliveira; Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (Webmedia 2009), 2009. Completo.

  43. Computing Block Importance for Searching on Web Sites. David Braga Fernandes De Oliveira; Edleno S. De Moura; Berthier Ribeiro-neto; Altigran S. Da Silva; Marcos André Gonçalves; ACM Conference on Information and Knowledge Management, 2007. Completo.

  44. Information retrieval aware web site modelling and generation. K. Ahnizeret; David Braga Fernandes De Oliveira; J.m.b . Cavalcanti; Edleno S. De Moura; Altigran S. Da Silva; Internacional Conference on Conceptual Modeling, 2004. Completo.

  1. Gamification suffers from the novelty effect but benefits from the familiarization effect: Findings from a longitudinal study. Rodrigues, Luiz; Isotani, Seiji; Pereira, Filipe D.; Toda, Armando M.; Palomino, Paula T.; Pessoa, Marcela; Carvalho, Leandro Silva GalvÃo; David Braga Fernandes De Oliveira; Oliveira, Elaine H. T.; Cristea, Alexandra I.; International Journal of Educational Technology in Higher Education,

  2. Are they learning or playing? Moderator conditions of gamification?s success in programming classrooms. Rodrigues, Luiz; Cristea, Alexandra; Isotani, Seiji; Pereira, Filipe; Toda, Armando; Palomino, Paula; Oliveira, Wilk; Pessoa, Marcela; Carvalho, Leandro; David Braga Fernandes De Oliveira; Oliveira, Elaine; ACM Transactions on Computing Education,

  3. Are UX Evaluation Methods Providing the Same Big Picture?. Nakamura, Walter Takashi; Ahmed, Iftekhar; Redmiles, David; Oliveira, Edson; David Braga Fernandes De Oliveira; De Oliveira, Elaine H. T.; Conte, Tayana; SENSORS,

  4. Uso de atributos de código para classificar a dificuldade de questões de programação em juízes online. Lima, Marcos A. P.; Carvalho, Leandro S. G.; Oliveira, Elaine H. T. De; David Braga Fernandes De Oliveira; Pereira, Filipe D.; Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE),

  5. Explaining Individual and Collective Programming Students? Behavior by Interpreting a Black-Box Predictive Model. Pereira, Filipe Dwan; Fonseca, Samuel C.; Oliveira, Elaine H. T.; Cristea, Alexandra I.; Bellhauser, Henrik; Rodrigues, Luiz; David Braga Fernandes De Oliveira; Isotani, Seiji; Carvalho, Leandro S. G.; IEEE Access,

  6. Investigação Empírica sobre os Efeitos da Gamificação de um Juiz Online em uma Disciplina de Introdução à Programação. Ralph Breno Ribeiro; Leandro Silva Galvao De Carvalho; Elaine Harada Teixeira De Oliveira; David Braga Fernandes De Oliveira; Pessoa, Marcela; Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE),

  7. Using learning analytics in the Amazonas: understanding students? behaviour in introductory programming. Pereira, Filipe D.; Oliveira, Elaine H. T.; David Braga Fernandes De Oliveira; Cristea, Alexandra I.; Carvalho, Leandro S. G.; Fonseca, Samuel C.; Toda, Armando; Isotani, Seiji; British Journal of Educational Technology,

  8. Deep learning for early performance prediction of introductory programming students: a comparative and explanatory study. Pereira, Filipe Dwan; Fonseca, Samuel C.; Oliveira, Elaine H. T.; David Braga Fernandes De Oliveira; Cristea, Alexandra I.; Carvalho, Leandro S. G.; REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO,

  9. Waves: a fast multi-tier top-k query processing algorithm. Daoud, Caio Moura; Edleno Silva De Moura; David Braga Fernandes De Oliveira; Da Silva, Altigran Soares; Cristian Rossi; Carvalho, Andre; Information Retrieval Journal,

  10. Fast top-k preserving query processing using two-tier indexes. Daoud, Caio Moura; Edleno Silva De Moura; Carvalho, Andre; Soares Da Silva, Altigran; David Braga Fernandes De Oliveira; Cristian Rossi; Information Processing & Management,

  11. Assessing the quality of textual features in social media. Figueiredo, F; Pinto, H.; Belém, F.; Almeida, Jussara; Marcos André Gonçalves; David Braga Fernandes De Oliveira; Edleno S. De Moura; Information Processing & Management,

  12. LePrEF: Learn to precompute evidence fusion for efficient query evaluation. André Carvalho; Edleno S. De Moura; Cristian Rossi; Altigran S. Da Silva; David Braga Fernandes De Oliveira; Journal of the American Society for Information Science and Technology (Print),

  13. Impact of template removal on Web search DOI 10.5752/P.2316-9451.2012v1n1p28. Wagner, Kaio; Edleno Silva De Moura; David Braga Fernandes De Oliveira; Cristo, Marco; Silva, Altigran Soares Da; Abakós,

  14. The Database and Information Retrieval Research Group at UFAM. J.m.b . Cavalcanti; Marco Cristo; David Braga Fernandes De Oliveira; Edleno S. De Moura; Altigran S. Da Silva; Journal of Information and Data Management - JIDM,

  15. Using structural information to improve search in Web collections. Edleno S. De Moura; David Braga Fernandes De Oliveira; Berthier Ribeiro-neto; Altigran S. Da Silva; Marcos André Gonçalves; Journal of the American Society for Information Science and Technology (Print),

  1. A Recommender System Based on Effort: Towards Minimising Negative Affects and Maximising Achievement in CS1 Learning. A Recommender System Based on Effort: Towards Minimising Negative Affects and Maximising Achievement in CS1 Learning, 2021.