1. 2016 - Atual. Aplicando técnicas de aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino de programação de computadores. (Coordenador)

    Descrição: Disciplinas de introdução à programação são usualmente ministradas para cursos de graduação em Engenharia e Ciências Exatas com o propósito de desenvolver nos aprendizes algumas habilidades e competências, tais como: raciocínio lógico, capacidade de resolver problemas utilizando associação, generalização, modularização, entre outras. Muitos dos alunos desses cursos costumam não ter motivação para se aplicar à disciplina, já que a programação não será sua atividade profissional fim. Para trabalhar essa dificuldade, uma equipe de professores concebeu uma metodologia de ensino-aprendizagem que mescla aulas presenciais com atividades baseadas em ambientes virtuais de aprendizagem e em um sistema de juiz online. Embora dados iniciais pareçam promissores, a metodologia ainda repete o estilo tradicional de ensino individual, onde os alunos não são encorajados a interagir entre si na construção do conhecimento. Assim, essa pesquisa tem como objetivo definir uma abordagem que integra técnicas de aprendizagem colaborativas e gamificação na metodologia de ensino adotada na disciplina de Introdução à Programação de Computadores. Uma vez implementada, a abordagem será avaliada através de um estudo de caso em um curso real oferecido pelo Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/UFAM). Os resultados parciais e finais do projeto serão submetidos para conferências e periódicos qualificados, contribuindo com a disseminação do conhecimento gerado e com a consolidação do Grupo de Pesquisa de Sistemas Inteligentes (GSI) da UFAM.

    Integrantes(es): Bruno Freitas Gadelha; Leandro S. G. Carvalho; David B. F. Oliveira; Denise Del Rei Filippo

    Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas

  2. 2016 - Atual. Uma abordagem colaborativa na composição dinâmica de música.. (Coordenador)

    Descrição: A possibilidade de manipulação de fontes sonora não acústicas permitiu no repertório denominado de música contemporânea uma nova rede de possibilidades estéticas e funcionais. Considerando os caminhos trilhados na perspectiva da música eletroacústica, acusmática, soundscapes, ubiquidade de design oportunista. Este projeto se presta a contribuir com a ampliação dos horizontes das possibilidades estéticas da composição colaborativa enunciada por meios tecnológicos. Os caminhos que culminarão na construção de composições aleatórias com características ecológico-dinâmico e colaborativa são a construção de ferramenta embarcada que promoverá a interação de usuários a banco de dados de sonoridades disponíveis. A interação espacial dos usuários construirá padrões aleatórios de acesso aos pacotes de sons e interações nos padrões métricos de intensidade, espacialidade, densidade e forma. Os dados registrados no servidor e promovidos pelos usuários em ambiente delimitado gerarão no mínimo três composições musical irrepetíveis devido as relações temporais de opção de controle dos colaboradores.A comunidade sensibilizada a participar das culminâncias estética serão qualificados como compositores colaborativos, não é necessário nenhum conhecimento tradicional sobre música para esta participação. No primeiro ano as atividades de desenvolvimento tecnológico, estético e artística serão disciplinadas a experiência colaborativa a partir de coleção de sonoridades a priori. No segundo ano os compositores ecológico-dinâmicos captarão gravações em app específico do projeto em servidor e desta construção coletiva a obra emergirá na ação temporal dos usuários por mediações espaço-temporal e redes de opções. O terceira agregará os dois bancos com coleção de videoarte culminando na experiência de imersão audiovisual por meio de projeções de vídeos e áudios em ambiente controlado por sensoreamento. A execução até a culminância carece de extenso trabalho teórico e metodológico da perspectiva da informática, da estética e da música afim de que toda processualidade epistêmica da proposta seja preservada e o trabalho alcance a visibilidade acadêmica cabível, em especial nos grupos de informática e música e sonologia.

    Integrantes(es): Bruno Freitas Gadelha; Thaís Helena Chaves de Castro; João Gustavo Kienen; Lucyanne de Melo Afonso; Valter Frank de Mesquita Lopes; Horacio Antonio Braga Fernandes de Oliveira; Jackson Colares da Silva

    Financiador(es): Não possui

  3. 2015 - Atual. CARECO - Sistemas de Recomendação para Manutenção Colaborativa de Software. (Participante)

    Descrição: O objetivo deste projeto entitulado CAReCo: Cooperação Acadêmica em Sistemas de Recomendação para Manutenção Colaborativa de Software é investigar como sistemas de recomendação podem apoiar efetivamente as tarefas de manutenção de software e contornar as limitações mencionadas anteriormente. Este objetivo será alcançado através de cooperações entre especialistas com atuação destacada em cada uma das áreas relevantes e que fazem parte das instituições integrantes: PUC-Rio, UFAL, UFCG e UFAM. A equipe do projeto é formada por pesquisadores de Programas de Pós-graduação nestas quatro instituições, localizadas em três diferentes regiões do país: Sudeste, Nordeste e Norte. Além disso, cada um dos Programas possuem diferentes níveis de maturidade, tanto com relação aos seus cursos de Mestrado, como os de Doutorado. O coordenador geral é o Prof. Carlos José Pereira de Lucena (bolsista produtividade nível 1A do CNPq), que possui ampla experiência na coordenação de projetos multi-institucionais. Os coordenadores das três equipes de IES associadas são pesquisadores de excelente produtividade, com reconhecimento nacional e internacional em suas áreas de atuação bem como ampla experiência na condução de projetos. As contribuições técnicas esperadas do projeto CAReCo são: (i) sistemas de recomendação para auxiliar manutenção colaborativa de sistemas de software, (ii) métodos que apóiem avaliação da qualidade de uso de sistemas de recomendação, (iii) novos mecanismos de colaboração, integrados a ambientes de desenvolvimento, para agilizar atividades de manutenção de software, (iv) aplicação de técnicas avançadas de inteligência artificial e banco de dados para desenvolvimento de sistemas de recomendação que apoiem a manutenção colaborativa de software e (v) projeto e avaliação de sistemas de recomendação para apoio ao ensino e aprendizagem de manutenção de software. As contribuições acadêmicas esperadas deste projeto são: (i) fortalecimento da cooperação existente entre pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação emergentes da Computação: UFAL, UFCG e UFAM e pesquisadores de um Programa de Pós-Graduação mais maduro: PUC-Rio; (ii) fortalecimento destes Programas de Pós-Graduação emergentes; (iii) promoção do intercâmbio regional de pesquisa em diferentes áreas importantes da Ciência da Computação, a serem envolvidas no projeto, tais como: Engenharia de Software, Interação Humano-Computador, Inteligência Artificial, Bancos de Dados e Sistemas Colaborativos; (iv) atração de candidatos em potencial para concursos nas instituições de pesquisa e ensino dos Programas de Pós-Graduação emergentes envolvidos; (v) aumento da produtividade de todos os Programas envolvidos; (vi) construção de uma rede cooperativa de pesquisa para alavancar o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento nas áreas citadas acima em regiões fora do eixo RJ-SP. Esta rede cooperativa deve promover uma maior interação e mobilização de pesquisadores e estudantes de Graduação e Pós-Graduação para a solução de novos desafios científico-tecnológicos. A histórica inserção internacional do Programa da PUC-Rio também contribuirá para o aumento da internacionalização dos outros Programas participantes do projeto CAReCo

    Integrantes(es): Bruno Freitas Gadelha; Thaís Helena Chaves de Castro; Carlos J. P. Lucena; Alberto Castro; Tayana Uchôa Conte; Rohit Gheyi; Márcio Ribeiro; Evandro Barros Costa; Alessandro Fabricio Garcia

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

  4. 2014 - Atual. Framework Inteligente para Apoiar a Colaboração. (Participante)

    Descrição:

    Integrantes(es): Bruno Freitas Gadelha; Thaís Helena Chaves de Castro; Alberto Castro; Crediné Silva de Menezes; Leonardo Nascimento dos Santos; Rallyson dos Santos Ferreira; Liz da Silva Nunes; Francisco Araujo de Almeida Neto

    Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas

  5. 2009 - 2011. ColabWeb - Ferramentas baseadas na Web para Apoio ao Trabalho Colaborativo. (Participante)

    Descrição: (Proc.553329/2005-7, Edital CT-AMAZONIA/MCT/CNPq nº 27/2005). O objetivo geral do projeto é a investigação da concepção e desenvolvimento de ferramentas de software para apoio ao trabalho colaborativo utilizando a Web como plataforma de comunicação e desenvolvimento.

    Integrantes(es): Bruno Freitas Gadelha; Thaís Helena Chaves de Castro; Alberto Nogueira de Castro Junior; Sionise Gomes Rocha; José Francisco de Magalhães Netto; Leonardo Nascimento dos Santos; Elaine Harada Teixeira de Oliveira

    Financiador(es): Não possui

  6. 2009 - 2011. Integrando técnicas de mineração de dados e texto em groupware. (Participante)

    Descrição: A compreensão e a formalização dos aspectos envolvidos na produção e recuperação de artefatos digitais requerem uma fundamentação teórico-metodológica e um conjunto de ferramentas para elicitação, organização e manuseio do conhecimento. Neste projeto, propõe-se a investigação e utilização de técnicas de mineração de dados e textos aplicadas a groupware. Edital MCT/CNPq/CT-Amazônia 2008 Proc

    Integrantes(es): Bruno Freitas Gadelha; Thaís Helena Chaves de Castro; Alberto Nogueira de Castro Junior; Hugo Fuks; Crediné Silva de Menezes; Marcos Spósito; Altigran Soares da Silva

    Financiador(es): Não possui

  7. 2001 - 2002. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Título: "Tecnologias Computacionais para Educação à Distância: Proposta de um Curso via Web". Orientadora: Profa. M.Sc. Rosiane de Freitas Rodrigues. Departamento de Ciência da Computação.. (Participante)

    Descrição: O projeto consiste na elaboração de um curso via Web através da utilização de um ambiente virtual de aprendizagem já existente, porém os resultados conseguidos durante o projeto foram além dos propostos com a elaboração de um curso de informática básica em duas vertentes: utilizando serviços gratuitos da Internet e utilizando ambientes virtuais de aprendizagem (Aulanet e TelEduc), além da construção de um gerador de questionários via Web para ajudar na avaliação de estudantes de cursos on-line.

    Integrantes(es): Bruno Freitas Gadelha; Rosiane de Freitas Rodrigues

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

  8. 2000 - 2001. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Título: "Iniciação Científica em Estruturas Algébricas e Análise Real". Orientador: Prof. M.Sc. Ruy Pinto Oliveira. Departamento de Matemática.. (Participante)

    Descrição: PIBIC realizado pelo Departamento de Matemática que consistiu no aprofundamento do estudo das estruturas algébricas e da análise real.

    Integrantes(es): Bruno Freitas Gadelha; Ruy Pinto Oliveira

    Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas