1. 2016 - 2016. Multimodal Adaptive Approach to Support Schools. (Coordenador)

    Descrição: Pesquisa em cooperação com a prof. Dra. Ing. Ulrike Lucke da Universidade de Potsdam como parte do programa CONNECT financiado pela Fundação Alexander Von-Humboldt, envolvendo 30 dias de visita de trabalho, para encontrar parcerias na áreas de aprendizagem inclusiva e acessibilidade conforme descrito no projeto, com vistas de consolidar novas parcerias e projetos de pesquisa entre as instituições UFAM e Universidade de Potsdam na Alemanha.

    Integrantes(es): Thais Helena Chaves de Castro; Ulrike Lucke

    Financiador(es): Não possui

  2. 2015 - Atual. CARECO - Sistemas de Recomendação para Manutenção Colaborativa de Software. (Participante)

    Descrição: O objetivo deste projeto entitulado CAReCo: Cooperação Acadêmica em Sistemas de Recomendação para Manutenção Colaborativa de Software é investigar como sistemas de recomendação podem apoiar efetivamente as tarefas de manutenção de software e contornar as limitações mencionadas anteriormente. Este objetivo será alcançado através de cooperações entre especialistas com atuação destacada em cada uma das áreas relevantes e que fazem parte das instituições integrantes: PUC-Rio, UFAL, UFCG e UFAM. A equipe do projeto é formada por pesquisadores de Programas de Pós-graduação nestas quatro instituições, localizadas em três diferentes regiões do país: Sudeste, Nordeste e Norte. Além disso, cada um dos Programas possuem diferentes níveis de maturidade, tanto com relação aos seus cursos de Mestrado, como os de Doutorado. O coordenador geral é o Prof. Carlos José Pereira de Lucena (bolsista produtividade nível 1A do CNPq), que possui ampla experiência na coordenação de projetos multi-institucionais. Os coordenadores das três equipes de IES associadas são pesquisadores de excelente produtividade, com reconhecimento nacional e internacional em suas áreas de atuação bem como ampla experiência na condução de projetos. As contribuições técnicas esperadas do projeto CAReCo são: (i) sistemas de recomendação para auxiliar manutenção colaborativa de sistemas de software, (ii) métodos que apóiem avaliação da qualidade de uso de sistemas de recomendação, (iii) novos mecanismos de colaboração, integrados a ambientes de desenvolvimento, para agilizar atividades de manutenção de software, (iv) aplicação de técnicas avançadas de inteligência artificial e banco de dados para desenvolvimento de sistemas de recomendação que apoiem a manutenção colaborativa de software e (v) projeto e avaliação de sistemas de recomendação para apoio ao ensino e aprendizagem de manutenção de software. As contribuições acadêmicas esperadas deste projeto são: (i) fortalecimento da cooperação existente entre pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação emergentes da Computação: UFAL, UFCG e UFAM e pesquisadores de um Programa de Pós-Graduação mais maduro: PUC-Rio; (ii) fortalecimento destes Programas de Pós-Graduação emergentes; (iii) promoção do intercâmbio regional de pesquisa em diferentes áreas importantes da Ciência da Computação, a serem envolvidas no projeto, tais como: Engenharia de Software, Interação Humano-Computador, Inteligência Artificial, Bancos de Dados e Sistemas Colaborativos; (iv) atração de candidatos em potencial para concursos nas instituições de pesquisa e ensino dos Programas de Pós-Graduação emergentes envolvidos; (v) aumento da produtividade de todos os Programas envolvidos; (vi) construção de uma rede cooperativa de pesquisa para alavancar o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento nas áreas citadas acima em regiões fora do eixo RJ-SP. Esta rede cooperativa deve promover uma maior interação e mobilização de pesquisadores e estudantes de Graduação e Pós-Graduação para a solução de novos desafios científico-tecnológicos. A histórica inserção internacional do Programa da PUC-Rio também contribuirá para o aumento da internacionalização dos outros Programas participantes do projeto CAReCo.

    Integrantes(es): Thais Helena Chaves de Castro; Tayana Conte; Carlos José Pereira Lucena; Alessandro Fabricio Garcia; Rohit Gheyi; Márcio Ribeiro; Evandro Barros Costa

    Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

  3. 2012 - 2014. Socialização Imersiva: um Ambiente para a Apoiar a Habilitação Social de Pessoas com Deficiências Múltiplas, com foco em TID. (Coordenador)

    Descrição: Projeto de pesquisa voltado investigar e propor maneira de trabalhar a socialização de pessoas com transtornos do espectro autista através de sistemas computacionais imersivos e produtos assistivos necessários à interação. EDITAL N. 006/2012 - VIVER MELHOR/PRÓ-ASSISTIR - FAPEAM

    Integrantes(es): Thais Helena Chaves de Castro; José Francisco de Magalhães Netto; Alberto Nogueira de Castro Júnior; Elaine Harada de Oliveira; Hugo Fuks; Inês Catão

    Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas

  4. 2012 - 2015. Interfaces Adaptativas em Software Imersivo para Crianças com Dificuldades Típicas aos Transtornos do Espectro Autista. (Coordenador)

    Descrição: Trata-se de uma investigação em software imersivo de realidade virtual, desenvolver ambientes virtuais dentro dessas plataformas de acordo com as necessidades de crianças com transtornos do espectro autístico relacionadas à sua socialização e desenvolvimento cognitivo levantadas através de entrevistas com pais, fonoaudiólogos e psicólogos e realizar testes para aprimoramento contínuo das interfaces desenvolvidas. Para isso, serão efetuados testes em software configuráveis, utilizando computadores e tablets com manipulação direta e alto poder de processamento, visando as possibilidades de colaboração em tempo real entre as crianças.

    Integrantes(es): Thais Helena Chaves de Castro; Alberto Nogueira de Castro Júnior; Hugo Fuks; Inês Catão

    Financiador(es): Não possui

  5. 2009 - 2011. Integrando técnicas de mineração de dados e texto em groupware. (Participante)

    Descrição: A compreensão e a formalização dos aspectos envolvidos na produção e recuperação de artefatos digitais requerem uma fundamentação teórico-metodológica e um conjunto de ferramentas para elicitação, organização e manuseio do conhecimento. Neste projeto, propõe-se a investigação e utilização de técnicas de mineração de dados e textos aplicadas a groupware. Edital MCT/CNPq/CT-Amazônia 2008 Proc.

    Integrantes(es): Thais Helena Chaves de Castro; Alberto Nogueira de Castro Júnior; Crediné Silva de Menezes; Bruno Freitas Gadelha; Marcos Spósito; Hugo Fuks; Altigran Soares da Silva

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

  6. 2006 - 2011. Ferramentas baseadas na Web para apoio ao trabalho colaborativo (ColabWeb). (Participante)

    Descrição: Uma investigação no estado da arte em ambientes colaborativos, evidenciando técnicas de formação e acompanhamento de grupos. Ao final do projeto pretende-se obter um conjunto de ferramentas computacionais para gerenciamento de grupos em ambientes virtuais colaborativos. Nesse contexto, as técnicas investigadas são as utilizadas em ambientes colaborativos e sistemas multiagente, do ponto de vista da Inteligência Artificial.

    Integrantes(es): Thais Helena Chaves de Castro; Alberto Nogueira de Castro Júnior; Elaine Harada de Oliveira; Francisco Araújo de Almeida Neto; Marcos Spósito

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

  7. 2005 - 2005. Um Estudo Piloto sobre Aprendizagem de Programação. (Coordenador)

    Descrição: Estudo com alunos da disciplina de Introdução à Computação para investigar o processo de aprendizagem de programação, utilizando o método clínico proposto por Piaget.

    Integrantes(es): Thais Helena Chaves de Castro

    Financiador(es): Não possui

  8. 2005 - 2008. Trabalho, Tecnologia e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital. (Coordenador)

    Descrição:

    Integrantes(es): Thais Helena Chaves de Castro

    Financiador(es): Não possui

  9. 2004 - 2004. Gestão do Conhecimento sobre Aprendizagem de Programação. (Coordenador)

    Descrição:

    Integrantes(es): Thais Helena Chaves de Castro

    Financiador(es): Não possui

  10. 2002 - 2003. Avaliação de Cursos Introdutórios de Programação. (Coordenador)

    Descrição: Este projeto surgiu a partir de uma dissertação de mestrado e prossegue visando identificar os aspectos mais relevantes para facilitar o aprendizado de programação, através da elaboração e uso de um ambiente computacional que facilita a cooperação.

    Integrantes(es): Thais Helena Chaves de Castro; Alberto Nogueira de Castro Júnior; Crediné Silva de Menezes; Davidson Cury; Maria Cláudia Silva Boeres

    Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo

  11. 2000 - 2002. AmCorA. (Participante)

    Descrição: Ambiente Cooperativo de Aprendizagem (AmCorA) é uma iniciativa da UFES em conjunto com a UFAM e UNISINOS. O objetivo é consolidar um ambiente para suporte a comunidades virtuais de aprendizagem.

    Integrantes(es): Thais Helena Chaves de Castro; José Francisco de Magalhães Netto; Alberto Nogueira de Castro Júnior

    Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo