1. 2015 - 2016. AASSQ ? Amazon Advanced School on Software Quality. (Participante)

    Descrição: A Escola Avançada de Qualidade de Software na Amazônia é uma das várias escolas financiadas Programa Estratégico de Pesquisa e Inovação na Área de Tecnologia da Informação ? PROTI ? AMAZÔNIA ? para o Apoio à Realização de Escolas Internacionais Avançadas em Tecnologia da Informação ? PROTI/EIATI através do qual foram oferecidos cursos de curta duração e sessões técnicas que promoveram a discussão e análise de aspectos avançados da pesquisa relacionada com a Qualidade de Software. Estes cursos e sessões técnicas visaram promover a integração e fomentar a colaboração entre estudantes, professores e pesquisadores. Nesse contexto, foi disponibilizado um ambiente de aprendizado e discussão de pesquisas dentro da área de Engenharia de Software, com foco em qualidade de software. Os objetivos deste projeto foram contribuir para o desenvolvimento acadêmico dos participantes, ampliar redes de colaboração, assim como atrair para a região Amazônica jovens pesquisadores, pesquisadores renomados e profissionais, competentes em áreas de interesse estratégico. Para incentivar a participação na Escola, o programa forneceu apoio financeiro para estudantes do Brasil e de outros países. Ao realizar uma escola da magnitude da AASSQ, contribuiu-se para a qualificação de estudantes e profissionais na área de qualidade de software, atraindo também estudantes potenciais para o Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas, além de criar oportunidades de pesquisa e parceria.

    Integrantes(es): Luis Jorge Enrique Rivero Cabrejos; Tayana Uchôa Conte; Davi Viana dos Santos; Natasha Valentim; Jacilane Rabelo; Anna Beatriz Marques

    Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas

  2. 2014 - 2016. Estratégias Inovadoras para a Melhoria da Qualidade no Desenvolvimento de Software no Estado do Amazonas. (Participante)

    Descrição: Esta proposta tem por objetivo apoiar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação de pesquisas voltadas a melhoria da qualidade no desenvolvimento de software do Estado do Amazonas e do Brasil. Manter e melhorar a qualidade do software desenvolvido na nossa região é primordial para garantir a competitividade de nossos produtos de software frente ao cenário globalizado. Para atingir estes objetivos, foram realizadas pesquisas nas seguintes áreas: (1) Qualidade do produto de software (2) Qualidade do processo de software Com a publicação de trabalhos nestas áreas, espera-se disponibilizar informações relevantes para a melhoria do processo de software e a garantia da qualidade dos produtos de software em termos de usabilidade. Como objetivo principal, propõe-se o desenvolvimento de pesquisa científica relevante e apoio à indústria de software aumentando a qualidade e produtividade no desenvolvimento, e apoiando a reutilização e disseminação de conhecimento em equipes de Tecnologias da Informação.

    Integrantes(es): Luis Jorge Enrique Rivero Cabrejos; Tayana Uchôa Conte; Davi Viana dos Santos; Natasha Valentim; Jacilane Rabelo; Anna Beatriz Marques

    Financiador(es): Não possui

  3. 2014 - Atual. Melhorando a qualidade no desenvolvimento de software no estado do amazonas por meio da integração de usabilidade no processo de desenvolvimento. (Participante)

    Descrição: O objetivo principal deste projeto é propor novas tecnologias (métodos, técnicas, ferramentas e processos) para o controle e a estimativa da usabilidade da aplicação durante todo o processo de software, com ênfase nas etapas iniciais do desenvolvimento. Este projeto torna-se importante para a região Norte, pois busca aproximar a indústria e a academia com o objetivo de construir software de maior qualidade, com maior facilidade de uso para apoiar a inclusão digital de diferentes grupos de usuários, como idosos e portadores de deficiência. As novas tecnologias terão dois grandes focos: (1) conjunto de tecnologias para elicitação de requisitos de software que apóiem a especificação e estimativa da qualidade dos requisitos de usabilidade; e (2) abordagem que garanta a qualidade adequada de usabilidade durante a elaboração de modelos de projeto de aplicações de software. Na primeira etapa deste projeto serão executados estudos secundários com o objetivo de criar uma base sólida de conhecimento para a pesquisa e definição das novas tecnologias propostas. Na segunda etapa, estudos experimentais serão realizados com o objetivo de avaliar as tecnologias propostas e auxiliar na evolução das mesmas. Com isso, espera-se contribuir para a inovação do processo de software, visando a melhoria da qualidade do software desenvolvido e para a diminuição dos custos de correção de problemas de usabilidade antes que o código fonte seja escrito.

    Integrantes(es): Luis Jorge Enrique Rivero Cabrejos; Tayana Uchôa Conte; Davi Viana dos Santos; Natasha Valentim; Jacilane Rabelo; Gleison dos Santos Souza; Anna Beatriz Marques

    Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas