1. 2020 - Atual. SUPER - Samsung UFAM Projeto de Educação e Pesquisa. (Participante)

    Descrição: O objetivo do principal do SUPER é capacitar os alunos de graduação dos cursos envolvidos no projeto, em áreas tecnológicas e foi formatado compreendendo todo o período de permanência do aluno na universidade, desde o currículo básico até a qualificação avançada específica, com as seguintes atividades: Capacitação Básica Comum: Abrange conhecimentos básicos comuns aos cursos envolvidos no projeto, tais como: matemática, física, inglês técnico e habilidades socioemocionais. Capacitação Básica Específica em Computação, Engenharia e Design: cursos de capacitação e aperfeiçoamento em fundamentos básicos das áreas de conhecimentos específicos (Computação, Engenharia e Design). Capacitação em Áreas Tecnológicas Avançadas: oferecer aos estudantes oportunidades de participação em ações de qualificação e inovação em áreas estratégicas, resultando em desenvolvimento científico e tecnológico de alto impacto. Dentre as atividades de capacitação em área tecnológicas avançadas destaca-se a task de Iniciação Científica e Tecnológica na Área de Aprendizagem de Máquina (ICT-AMaS), que tem como objetivo o desenvolvimento de projetos de iniciação científica e tecnológica e a capacitação de recursos humanos na área de aprendizagem de máquina aplicada a saúde. Essa task envolve a participação de professores/pesquisadores da área de aprendizagem de máquina, alunos de doutorado, mestrado e graduação do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas.

    Integrantes(es): Eduardo James Pereira Souto; Eulanda Miranda dos Santos; Rafael Giusti; Tanara Lauschner; Juan Gabriel Colonna

    Financiador(es): Não possui

  2. 2019 - Atual. Projeto de Apoio as Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Informática. (Coordenador)

    Descrição: Este projeto corresponde a um programa de Cooperação entre o Instituto de Computação (IComp) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda (Matriz SEDA-M), e o Instituto SIDIA da Samsung. O projeto consiste no desenvolvimento de atividades de apoio a projetos de pesquisa que culminem na formação de mestres e doutores em informática voltados para o desenvolvimento tecnológico da Amazônia Ocidental, por meio do apoio ao Programa de Pós Graduação em Informática (PPGI) do IComp/UFAM

    Integrantes(es): Eduardo James Pereira Souto

    Financiador(es): Não possui

  3. 2018 - 2021. Indústria do Futuro: Especialização em Internet das Coisas. (Coordenador)

    Descrição: Este projeto tem como objetivo a capacitação de recursos humanos das empresas do polo industrial de Manaus para desenvolvimento de pesquisas na área de Internet das Coisas que culminem na melhoria dos processos fabris.
Financiadora: Programa Prioritário - MURAKI/CAPDA/SUFRAMA/MDIC - Samsung Eletrônica da Amazônia, Samsung Instituto de Desenvolvimento e Informática da Amazônia (SIDIA) e TPV do Brasil Ind. de Eletrônicos.

    Integrantes(es): Eduardo James Pereira Souto; Horacio Antonio Braga Fernandes de Oliveira; Raimundo da Silva Barreto

    Financiador(es): Não possui

  4. 2018 - 2019. Sistema Integrado de Coleta Automatizada de Programas Maliciosos: E-CACURI. (Participante)

    Descrição: Este projeto tem como objetivo principal a construção do Sistema Integrado de
Coleta Automatizada de Programas Maliciosos denominado de E-CACURI. A meta é desenvolver um ambiente automatizado que possibilite a atualização contínua de uma
base de dados contendo amostras coletadas durante ataques a um sistema alvo
monitorado (honeynet), bem como a criação de um laboratório de virtualização que
possibilite aos pesquisadores a manipulação de programas maliciosos em um ambiente virtual que proteja os recursos computacionais utilizados durante o desenvolvimento de pesquisas na área de segurança de sistemas computacionais

    Integrantes(es): Eduardo James Pereira Souto; Gilbert Breves Martins

    Financiador(es): Não possui

  5. 2014 - 2017. PCRAI: Publicação Científica em Revista de Alto Impacto na Área de Segurança de Computadores. (Coordenador)

    Descrição: Este projeto tem como meta ampliar a produção cientifica dos pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa em Tecnologias Emergentes e Segurança de Sistemas (ETSS) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), custeando as publicações dos resultados científicos dos alunos de doutorado e mestrado em revistas de alto impacto (A1, A2 e B1), conforme o sistema Qualis da CAPES.

    Integrantes(es): Eduardo James Pereira Souto

    Financiador(es): Não possui

  6. 2014 - 2016. User Activity Recognition for Energy Saving in Smart Homes. (Coordenador)

    Descrição: This research project proposes a method to minimize power consumption, by identifying energy waste based on the recognition of users’ activities. This project is partially funded by CAPES and Microsoft (Microsoft Azure grant).

    Integrantes(es): Eduardo James Pereira Souto

    Financiador(es): Não possui

  7. 2013 - 2016. Sistema para Detecção e Prevenção contra Vazamento de Informações em Ambientes Móveis. (Coordenador)

    Descrição: Este projeto visa desenvolver abordagens que possam ter uma acurácia superior aos métodos tradicionais para a detecção e prevenção contra o vazamento de informações em dispositivos móveis. Este projeto envolve a participação de profissionais do setor de Pesquisa e Desenvolvimento (R&D) da Empresa Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda, Matriz (SEDA-M) e Filial Campinas (SEDA-C), de docentes e discentes oriundos do grupo de pesquisa em Tecnologias Emergentes e Segurança de Sistemas (ETSS) da Universidade Federal do Amazonas.

    Integrantes(es): Eduardo James Pereira Souto; Eduardo Luzeiro Feitosa; Eulanda Miranda dos Santos

    Financiador(es): Não possui

  8. 2013 - 2017. IMPRESS - FP7-EU-Brazil. (Participante)

    Descrição: The aim of the IMPRESS (Intelligent System Development Platform for Intelligent and Sustainable Society) project is to provide a Systems Development Platform (SDP) which enables rapid and cost effective development of mixed criticality complex systems involving Internet of Things and Services (IoTS) and at the same time facilitates the interplay with users and external systems. The IMPRESS development platform will be usable for any system intended to embrace a smarter society. The demonstration and evaluation of the IMPRESS platform will focus on energy efficiency systems addressing the reduction of energy usage and CO2 footprint in public buildings, enhancing the intelligence of monitoring and control systems as well as stimulating user energy awareness. This project is part of the Brazil-EU cooperation in ICT Research and Development (MCTI/CNPq Nº 13 / 2012). The Consortium consists of nine organizations from six different countries (Germany, Denmark, Sweden, Finland, Italy and Brazil). Brazilian participant are: UFAM - Federal University of Amazonas; UFPE - Federal University of Pernambuco; UFABC -Federal University of ABC; CHESF Companhia Hidro Elétrica do São Francisco; and Engetron Ltda. European participant are: FIT - Fraunhofer Institute for applied Information Technology; CNET - CNet Svenska AB; IN-JET - In-JeT ApS; ISMB - Istituto Superiore Mario Boella; and VTT - Teknologian Tutkimuskeskus VTT.

    Integrantes(es): Eduardo James Pereira Souto; Djamel Fawzi Hadj Sadok; Eduardo Luzeiro Feitosa; Eulanda Miranda dos Santos

    Financiador(es): Não possui

  9. 2013 - 2017. Monitoramento e Controle de Redes sem Fio Heterogêneas. (Coordenador)

    Descrição: O presente projeto prevê ações de cooperação em pesquisa e formação de recursos humanos nas áreas de redes sem fio, redes de sensores e redes veiculares. Em particular, o projeto visa a concepção e o desenvolvimento de um framework inovador que permita o monitoramento e controle de redes sem fio heterogêneas. Este projeto trata a eficiência de transmissão de dados em redes sem fio heterogêneas através da gestão e distribuição eficientes do espectro. 
Este projeto faz parte do Programa de Tecnologia da Informação na Amazônia - PROTI MOBILIDADE (Edital FAPEAM 015/2013) e envolve a participação de docentes e discentes oriundos do grupo de pesquisa em Tecnologias Emergentes e Segurança de Sistemas (ETSS) da Universidade Federal do Amazonas e do grupo de pesquisa em Computação Distribuída e Móvel (DMCG) da Universidade de Ontário (UOIT - Institute of Technology), Canadá.

    Integrantes(es): Eduardo James Pereira Souto; Eduardo Freire Nakamura; Richard Werner Nelem Pazzi

    Financiador(es): Não possui

  10. 2013 - 2017. Triplo-S: Sistema de Monitoramento e Controle Inteligente de Redes sem Fio Heterogêneas. (Coordenador)

    Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de um framework inovador que permita o monitoramento e controle de redes sem fio heterogêneas. O sistema proposto reutiliza resultados e conhecimentos adquiridos no projeto BEMO-COFRA e propõe a interoperabilidade entre as tecnologias sem fio coexistindo num framework geral de monitoramento e controle. O Triplo-S lida com múltiplas tecnologias de comunicação sem fio e heterogêneas, possivelmente coexistindo num mesmo dispositivo. 
Este projeto faz parte do Programa de Tecnologia da Informação na Amazônia - PROTI APOIO A PROJETOS DE PESQUISA (Edital FAPEAM 016/2013) e envolve a participação de docentes e discentes oriundos do grupo de pesquisa em Tecnologias Emergentes e Segurança de Sistemas (ETSS) da Universidade Federal do Amazonas e do grupo de pesquisa em Computação Distribuída e Móvel (DMCG) da Universidade de Ontário (UOIT - Institute of Technology), Canadá.

    Integrantes(es): Eduardo James Pereira Souto

    Financiador(es): Não possui

  11. 2012 - 2014. Detecção, Análise e Caracterização do Comportamento de Códigos Maliciosos baseadas em Grafos. (Coordenador)

    Descrição: Este projeto propõe a identificação, análise e caracterização de códigos maliciosos através da análise de grafos. Cada código malicioso pode ser representado por um grafo e então o processo de detecção pode ser transformado em um problema de encontrar um subgrafo que mantenha a estrutura lógica do malware mesmo após o metamorfismo. O objetivo é aprimorar o processo de identificação e classificação de programas malware (códigos maliciosos), através da análise comportamental dos programas suspeitos, baseada em padrões de operação modelados como grafos orientados

    Integrantes(es): Eduardo James Pereira Souto; Gilbert Breves Martins

    Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas

  12. 2011 - 2014. BEMO-COFRA - FP7-EU-Brazil. (Participante)

    Descrição: O projeto BEMO-COFRA (MOnitoring and COntrol FRAmeworks) tem como objetivo desenvolver um framework distribuído inovador que permita o controle e monitoramento em rede de sistemas complexos de grande porte pela integração de objetos inteligentes, dispositivos e sub-sistemas legados, possivelmente cooperando para suportar administração integrada e alcançar eficiência sistêmica geral com respeito a energia e matéria prima. Este projeto está dentro de um programa de cooperação Brasil ? União Européia (FP7) em Tecnologias da Informação e Comunicação ? TIC (Edital MCT/CNPq No. 066/2010). O projeto envolve instituições brasileiras (UFPE/GPRT - Grupo de Pesquisa em Redes e Telecomunicações; UFAM/ETSS ? Grupo de Pesquisa em Tecnologias Emergentes e Segurança de Sistemas; iVision - Sistemas de Imagem e Visão S.A.; e Comau do Brasil) e instituições internacionais (FIT - Fraunhofer Institute for applied Information Technology; CNET - CNet Svenska AB; IN-JET - In-JeT ApS; ISMB - Istituto Superiore Mario Boella; e VTT - Teknologian Tutkimuskeskus VTT)

    Integrantes(es): Eduardo James Pereira Souto; Judith Kelner; Eduardo Luzeiro Feitosa

    Financiador(es): Não possui

  13. 2011 - 2014. SecFuNet - FP7-EU-Brazil. (Participante)

    Descrição: A Internet do futuro será baseada principalmente na virtualização de redes e na computação em nuvens. Sendo assim, um dos maiores desafios para sua implementação será prover a esta arquitetura de redes virtualizadas e acesso as nuvens um alto grau de segurança. O projeto SecFuNet (Security for Future Networks) propõe o desenvolvimento de um arcabouço capaz de prover autenticação, identificação e transferência segura de dados, bem como uma infraestrutura segura de redes virtualizadas e a privacidade em redes virtuais e nuvens. Este desenvolvimento explorará técnicas baseadas em microcontroladores, gerência de recursos, algoritmos tolerantes a intrusão e protocolos de criptografia. Este arcabouço será obtido através da elaboração e desenvolvimento de uma arquitetura coerente para redes virtuais e acesso as nuvens. Este projeto está dentro de um programa de cooperação Brasil ? União Européia (FP7) em Tecnologias da Informação e Comunicação ? TIC (Edital MCT/CNPq No. 066/2010). O projeto envolve instituições brasileiras (UFPE/GPRT - Grupo de Pesquisa em Redes e Telecomunicações; UFAM/ETSS ? Grupo de Pesquisa em Tecnologias Emergentes e Segurança de Sistemas; UFRJ; UECE; UFSC; UFRGS; DWA) e instituições internacionais (ET ? EtherTrust; TWI ? Twinteq; UPMC - Université Pierre et Marie Curie -LIP6; TPT - Telecom ParisTech; ENS - Ecole Normale Supérieure; IMP ? Implementa; TUM - Technische Universität München; INF ? Infineon; FFCUL - Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

    Integrantes(es): Eduardo James Pereira Souto; Djamel Fawzi Hadj Sadok; Eduardo Luzeiro Feitosa

    Financiador(es): Não possui

  14. 2008 - 2010. REVELAR: Redes de Vídeo-Sensores Sem Fio na Implementação de Armadilhas Fotográficas (Camera-Traps) para Monitoração e Catalogação de Animais na Floresta Amazônica. (Participante)

    Descrição: Este projeto propõe-se a investigar o uso de Redes de Sensores Sem Fio (RSSFs) e Redes de Vídeo- Sensores Sem Fio (RVSSFs) no auxílio e implementação de armadilhas fotográficas (camera traps) para a monitoração e catalogação de espécies animas na floresta amazônica. Armadilhas fotográficas são máquinas com sensores de presença que capturam fotos e imagens de animais em seus habitats e comportamentos naturais. Tais câmeras têm sido extensamente utilizadas em uma série de projetos de pesquisa e por órgãos de proteção e preservação ambiental. Este projeto objetiva, assim, em investigar como RSSFs e RVSSFs podem ser utilizadas no auxílio e até mesmo substituição destas armadilhas fotográficas por sensores sem fio e, por fim, propor uma solução para a monitoração e catalogação de animais na floresta amazônica, mais especificamente na floresta nativa do campus da UFAM. O uso de sensores no lugar das armadilhas fotográficas tradicionais resultará em uma série de vantagens e produzirá resultados ainda mais completos aos pesquisadores como, por exemplo, a obtenção das condições ambientais no momento em que as fotos são tiradas e também o envio automático das fotos às centrais de monitoramento (i.e., sem a necessidade de se deslocar até o local para pegar os negativos). Um projeto deste tipo trará diversas contribuições ao conhecimento científico, tecnológico e de inovação, tanto na área de computação como na também na área de conservação e monitoramento ambiental uma vez que não há conhecimento de projetos semelhantes e menos ainda em um cenário como a região amazônica

    Integrantes(es): Eduardo James Pereira Souto; Eduardo Freire Nakamura; Horacio Antonio Braga Fernandes de Oliveira; Antonio Alfredo Ferreira Loureiro; Fabíola Guerra Nakamura; Marcelo Gordo; Raimundo da Silva Barreto

    Financiador(es): Não possui