1. 2017 - Atual. ATMOSPHERE (Adaptive, Trustworthy, Manageable, Orchestrated, Secure, Privacy-assuring, Hybrid Ecosystem for REsilient Cloud Computing). (Coordenador)

    Descrição: Descrição: ATMOSPHERE (Adaptive, Trustworthy, Manageable, Orchestrated, Secure, Privacy-assuring, Hybrid Ecosystem for REsilient Cloud Computing) é um projeto de 24 meses aprovado na 4th BR-UE Coordinated Call do programa H2020-EUB-2017 no tópico sobre Cloud Computing. Seu objetivo é projetar e desenvolver um ecossistema composto por um arcabouço e uma plataforma que possibilitem a implementação da próxima geração de serviços de nuvem confiáveis sobre um conjunto híbrido e intercontinental de recursos federados. O arcabouço considera um amplo espectro de propriedades de confiabilidade e suas medidas. A plataforma suporta o desenvolvimento, a construção, a implantação, a medição e a evolução de recursos de nuvem confiáveis, serviços de gerenciamento de dados e serviços de processamento de dados, e é demonstrado em um cenário sensível que consiste em um aplicativo confiável e confiável para a telemedicina distribuída na nuvem. São participantes do projeto, várias universidades brasileiras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade de Brasília (UnB) - várias universidades europeias - Universitat Politècnica de València (UPV), Universidade de Coimbra (UC), Politecnico di Milano (POLIMI), Technische Universität Dresden (TUD), University of Piraeus Research Center (UPRC) - além de empresas de várias nacionalidades - Trust-IT Services Ltd (Trust-IT), QUantitative Imaging Biomarkers In Medicine (QUIBIM), EMC ISRAEL ADVANCED INFORMATION TECHNOLOGIES LTD (DELL-EMC), DELL-EMC, KUNUM.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

    Integrantes(es): Tanara Lauschner; altigran; Francisco brasileiro

    Financiador(es): Não possui

  2. 2008 - 2011. SAUIM Sistema de Monitoramento e Armazenamento de Dados de FaUna Terrestre e MIcro-clima Gerados por Sensores Móveis e Fixos. (Participante)

    Descrição: Este projeto propõe-se a investigar a aplicação de Redes de Sensores sem Fio e de Bancos de Dados de Sensores ao monitoramento e armazenamento de dados de espécimes de fauna terrestre e micro-clima em um ambiente típico da região amazônica. Tal estudo abrange desde a investigação teórica e experimental do problema através de simulação, até a implementação real de uma Rede de Sensores em campo para o monitoramento de populações de espécimes do primata Saguinus Bicolor, popularmente conhecido como sauim-de-coleira, que habitam áreas urbanas nas cercanias de Manaus, notadamente o Campus da UFAM.

    Integrantes(es): Tanara Lauschner; altigran; fabiola nakamura

    Financiador(es): Não possui