1. 2013 - 2017. MAESTRO - Monitoração Ambiental usando Redes de Sensores Sem Fio regidas por Torres de Observação.. (Coordenador)

    Descrição: O objetivo principal deste programa é tirar proveito das torres de observação na floresta amazônica e propor soluções de rede que sejam escaláveis e confiáveis mas que tenham custo baixo de energia e processamento para os nós sensores.

    Integrantes(es): Horacio Antonio Braga Fernandes de Oliveira

    Financiador(es): Não possui

  2. 2013 - 2017. Programa de Capacitação de Recursos Humanos em Tecnologias da Informação e Computação e em Sistemas e Aplicativos para Plataformas Tecnológicas Portáteis, Móveis e Distribuídas.. (Participante)

    Descrição: Programa de capacitação de três anos e de larga escala, a ser implantado simultaneamente em três campi (Manaus, Itacoatiara e Boa Vista) com o objetivo de criar massa crítica de especialistas em plataformas de software para dispositivos portáteis e móveis, mais especificamente Android e Tizen. O programa apoia cinco linhas de pesquisa e desenvolvimento: gerenciamento de consumo de energia, interface com usuário tangível, segurança, conteúdo peer to peer e aplicativos de e-learning. O programa contará com 80 bolsas de graduação, 16 de mestrado e 5 de doutorado, além de apoio à realização de três eventos por ano e treinamento de curta duração com conteúdo aprofundado.

    Integrantes(es): Horacio Antonio Braga Fernandes de Oliveira; Cesar Augusto Viana Melo; José Reginaldo Hughes Carvalho; Raimundo da Silva Barreto; Elaine Harada Teixeira de Oliveira

    Financiador(es): Não possui

  3. 2011 - 2016. Núcleo de Excelência em Desenvolvimento de Sistemas Embarcados para Veículos Aéreos Não-Tripulados e Robôs Táticos Móveis.. (Participante)

    Descrição: Este Núcleo de Excelência visa a pesquisa e desenvolvimento de novos métodos, técnicas e ferramentas para a construção de sistemas embarcados críticos que usem veículos robóticos de aplicação crítica (VRACs) em situações onde aspectos de segurança e disponibilidade são fundamentais. A proposta é que os sistemas sejam construídos com máxima garantia de corretude.

    Integrantes(es): Horacio Antonio Braga Fernandes de Oliveira; Raimundo da Silva Barreto

    Financiador(es): Não possui

  4. 2010 - 2012. Avaliação de Usabilidade de Aplicações em Dispositivos Móveis. (Participante)

    Descrição: Dentre muitos dos produtos industrializados no Polo Industrial de Manaus, tem-se os dispositivos para computação móvel (e.g. handhelds, palmtops, celulares). Tais dispositivos são operados por softwares e aplicações cujas tecnologias de desenvolvimento ainda encontram-se em estágios muito iniciais, devido ao avanço apenas recente dos dispositivos. O problema tratado neste projeto de pesquisa está relacionado com a qualidade das aplicações Web para dispositivos móveis.

    Integrantes(es): Horacio Antonio Braga Fernandes de Oliveira; Tayana Uchoa Conte

    Financiador(es): Não possui

  5. 2009 - 2015. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Sistemas Embarcados Críticos (INCT-Sec). (Participante)

    Descrição: Este instituto tem como objetivo geral elevar o nível de conhecimento, competência e qualidade no país sobre o desenvolvimento desse tipo de sistema, considerando que se trata de tecnologia importante para apoiar o desenvolvimento de áreas estratégicas do país, como a do meio ambiente, a de segurança e defesa e a de agricultura.

    Integrantes(es): Horacio Antonio Braga Fernandes de Oliveira; Jose Carlos Maldonado

    Financiador(es): Não possui

  6. 2008 - 2010. REVELAR ? Redes de Vídeo-Sensores Sem Fio na Implementação de Armadilhas Fotográficas (Camera-Traps) para Monitoração e Catalogação de Animais na Floresta Amazônica. (Coordenador)

    Descrição: Este projeto propõe-se a investigar o uso de Redes de Sensores Sem Fio (RSSFs) e Redes de Vídeo-Sensores Sem Fio (RVSSFs) no auxílio e implementação de armadilhas fotográficas (camera traps) para a monitoração e catalogação de espécies animas na floresta amazônica. Armadilhas fotográficas são máquinas com sensores de presença que ?capturam? fotos e imagens de animais em seus habitats e comportamentos naturais. Tais câmeras têm sido extensamente utilizadas em uma série de projetos de pesquisa e por órgãos de proteção e preservação ambiental. Este projeto objetiva, assim, em investigar como RSSFs e RVSSFs podem ser utilizadas no auxílio e até mesmo substituição destas armadilhas fotográficas por sensores sem fio e, por fim, propor uma solução para a monitoração e catalogação de animais na floresta amazônica, mais especificamente na floresta nativa do campus da UFAM. O uso de sensores no lugar das armadilhas fotográficas tradicionais resultará em uma série de vantagens e produzirá resultados ainda mais completos aos pesquisadores como, por exemplo, a obtenção das condições ambientais no momento em que as fotos são tiradas e também o envio automático das fotos às centrais de monitoramento (i.e., sem a necessidade de se deslocar até o local para pegar os negativos). Um projeto deste tipo trará diversas contribuições ao conhecimento científico, tecnológico e de inovação, tanto na área de computação como na também na área de conservação e monitoramento ambiental uma vez que não há conhecimento de projetos semelhantes e menos ainda em um cenário como a região amazônica.

    Integrantes(es): Horacio Antonio Braga Fernandes de Oliveira; Eduardo Freire Nakamura; Antonio Alfredo Ferreira Loureiro; Fabíola Guerra Nakamura; Raimundo da Silva Barreto; Eduardo James Pereira Souto; Marcelo Gordo

    Financiador(es): Não possui

  7. 2008 - 2010. SEMPRE: Sistemas Embarcados Multimídia PoRtáteis com baixo consumo de Energia. (Participante)

    Descrição: O problema a ser tratado nesse projeto pode ser expresso pela seguinte pergunta: É possível criar uma metodologia de desenvolvimento de aplicações multimídia premptivas, com baixo consumo de energia, executando em equipamentos portáteis e adotando a técnica de escala dinâmica de freqüência e voltagem?

    Integrantes(es): Horacio Antonio Braga Fernandes de Oliveira; Raimundo da Silva Barreto; Meuse Nogueira de Oliveira Jr; Fabiano Teixeira Cruz

    Financiador(es): Não possui

  8. 2008 - 2009. Locus: Localização em Computação Ubíqua e Redes de Sensores Sem Fio. (Participante)

    Descrição: Este projeto descreve atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas áreas de computação ubíqua (Ubicomp) e redes de sensores sem fio (RSSFs). As RSSFs têm como objetivo monitorar, instrumentar, e, possivelmente, controlar o mundo físico. Por outro lado a computação ubíqua tem como objetivo embutir a computação no ambiente e em objetos de uso diário de tal forma que as pessoas possam interagir com dispositivos com capacidade de processamento de forma mais ``natural’’ considerando diversos aspectos como, por exemplo, a localização e o ambiente onde elas se encontram. Uma informação extremamente importante nesse contexto é o de localização, ou seja, dado um sistema de coordenadas, deseja-se saber da forma mais precisa possível a localização associada a um determinado dado ou evento para que outros passos possam ser executados. O problema de localização é um problema fundamental em redes de sensores sem fio. A qualidade dessa informação pode impactar o resultado de uma aplicação num ambiente de computação ubíqua.

    Integrantes(es): Horacio Antonio Braga Fernandes de Oliveira; Eduardo Freire Nakamura; Antonio Alfredo Ferreira Loureiro; Mauricio Seródio Figueiredo

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

  9. 2008 - 2009. RastroAM - Sistema de Rastreamento de Espécies da Fauna Amazônica Ameaçadas de Extinção Utilizando Redes de Sensores sem Fio.. (Participante)

    Descrição: Desenvolvimento de um sistema para rastreamento in situ de espécies da fauna Amazônica ameaçadas de extinção. O projeto possui duas motivações importantes: (a) uma do ponto de vista da Ecologia, (b) outra do ponto de vista da Ciência da Computação. Sob a ótica da Ecologia, o sistema proposto constitui uma ferramenta de apoio que permite a caracterização precisa e o acompanhamento contínuo de uma espécie em estudo forma automática reduzindo a intervenção humana no mesmo. Sob a ótica da Ciência da Computação, o desenvolvimento do sistema proposto será fundamentado no desenvolvimento pesquisas, pela equipe do projeto, relacionadas à problemas fundamentais em RSSFs: (a) fusão de dados, (b) localização e (c) protocolos de comunicação. O Projeto prevê a interação entre pesquisadores da FUCAPI, UFAM, UFMG e UFAL.

    Integrantes(es): Horacio Antonio Braga Fernandes de Oliveira; Eduardo Freire Nakamura; Antonio Alfredo Ferreira Loureiro; Mauricio Seródio Figueiredo; Fabíola Guerra Nakamura; Alejandro C. Frery; Heitor Ramos

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico