1. 2007 - 2009. Projeto Universal CNPq: RastroAM - Sistema de Rastreamento de Espécies da Fauna Amazônica Ameaçadas de Extinção Utilizando Redes de Sensores sem Fio. (Participante)

    Descrição: Projeto aceito pelo Edital Universal MCT/CNPq 15/2007 (Processo CNPq 474194/2007-8). Desenvolvimento de um sistema para rastreamento in situ de espécies da fauna Amazônica ameaçadas de extinção. O projeto possui duas motivações importantes: (a) uma do ponto de vista da Ecologia, (b) outra do ponto de vista da Ciência da Computação. Sob a ótica da Ecologia, o sistema proposto constitui uma ferramenta de apoio que permite a caracterização precisa e o acompanhamento contínuo de uma espécie em estudo forma automática reduzindo a intervenção humana no mesmo. Sob a ótica da Ciência da Computação, o desenvolvimento do sistema proposto será fundamentado no desenvolvimento pesquisas, pela equipe do projeto, relacionadas à problemas fundamentais em RSSFs: (a) fusão de dados, (b) localização e (c) protocolos de comunicação. O Projeto prevê a interação entre pesquisadores da FUCAPI, UFAM, UFMG e UFAL.

    Integrantes(es): Fabiola Guerra Nakamura; Eduardo Freire Nakamura; Carlos Maurício Seródio Figueiredo; Antônio Alfredo Ferreira Loureiro

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

  2. 2006 - 2010. SAUIM Sistema de Monitoramento e Armazenamento de Dados de FaUna Terrestre e MIcro-clima Gerados por Sensores Móveis e Fixos. (Participante)

    Descrição: Este projeto propõe-se a investigar a aplicação de Redes de Sensores sem Fio e de Bancos de Dados de Sensores ao monitoramento e armazenamento de dados de espécimes de fauna terrestre e micro-clima em um ambiente típico da região amazônica. Tal estudo abrange desde a investigação teórica e experimental do problema através de simulação, até a implementação real de uma Rede de Sensores em campo para o monitoramento de populações de espécimes do primata Saguinus Bicolor, popularmente conhecido como sauim-de-coleira, que habitam áreas urbanas nas cercanias de Manaus, notadamente o Campus da UFAM..

    Integrantes(es): Fabiola Guerra Nakamura; Altigran Soares da Silva; Tanara Lauschner

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico