1. 2015 - Atual. Integração de tecnologias de redes emergentes para a Região Amazônica. (Coordenador)

    Descrição: Este projeto tem o objetivo de investigar soluções de acesso à Internet em cenários da Região Amazônica. A fim de implementar uma rede experimental de baixo custo e de grande eficiência para comunidades ribeirinhas, o projeto investiga a viabilidade da utilização de tecnologias emergentes de redes de comunicação de dados. Para testar nossa pesquisa selecionamos a Reserva Sustentável do Tupé, localizada na zona rural de Manaus, acessível apenas através de barcos. As comunidades ribeirinhas que habitam a reserva estão isoladas umas das outras e não possuem um sistema de comunicação eficiente, um cenário típico desta região. As soluções investigadas neste projeto possuem o potencial para o suporte à inclusão digital dessas comunidades através da provisão de serviços básicos de Internet para escolas e outros locais dentro das comunidades. Barcos movendo-se em torno da reserva podem ser usados como mula de dados que carregam os dados trocados entre as escolas e suas comunidades. As comunicações entre os barcos formam uma rede veicular expandidas através do uso de drones, pequenas aeronaves não tripuladas.

    Integrantes(es): Edjair de Souza Mota; MANZONI, PIETRO; CALAFATE, CARLOS; CANO, JUAN-CARLOS

    Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas

  2. 2008 - 2010. Estendendo o Alcance de Aplicações Multimídia nas Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado do Amazonas Utilizando Redes em Malha sem Fio. (Coordenador)

    Descrição: A ideia desse projeto é estender os conceitos adquiridos no projeto RUCA, validando aplicações multimídia, tais como VoIP e vídeo sobre IP, em redes em malha sem fio na nossa região, em condições mais próximas daquelas em uma instituição de ensino e pesquisa. As características variantes de um canal sem fio oferece grandes desafios, em especial aos protocolos de acesso, aos protocolos de roteamento, protocolos de controle de congestionamento e roaming. O projeto adota uma abordagem híbrida, combinando uma rede em malha sem fio real e um ambiente virtual de rede em malha sem fio. As tarefas de desenvolvimento e avaliação de soluções para os desafios citados acima, podem ser testados no ambiente de virtualização e validados posteriormente na rede em malha sem fio real.

    Integrantes(es): Edjair de Souza Mota; Leandro Silva Galvão de Carvalho; Edjard de Souza Mota; Edson Nascimento Silva Júnior

    Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas

  3. 2007 - 2007. RUCA - Avaliação da Rede em Malha do Projeto Um Computador por Aluno. (Coordenador)

    Descrição: Com o objetivo de avaliar as características de hardware e software para redes em malha implementado no UCA, universidades das diferentes regiões do Brasil foram convidadas para participar do processo de validação do seu uso em ambientes interno e externo a uma sala de aula. O projeto foi coordenado pela Universidade Federal Fluminense.

    Integrantes(es): Edjair de Souza Mota; Leandro Silva Galvão de Carvalho; Edjard de Souza Mota

    Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

  4. 2005 - 2009. Qualidade de Serviço e Segurança de Voz sobre IP em Redes Móveis Heterogêneas. (Participante)

    Descrição: O objetivo deste projeto é investigar problemas associados com a segurança de transmissão e qualidade da fala em transmissões de voz sob redes de pacotes (VoIP), através da implantação de um ambiente heterogêneo de comunicação sem fio. formado por uma WLAN baseada em 802.11b, uma WPAN baseada em Bluetooth e interligar essas duas redes a uma LAN, equipada com um PC executando o Asterisk (software gateway de redes de dados e redes de voz), que permite realizar chamadas telefônicas tanto a partir de computadores quanto a partir de telefones convencionais.

    Integrantes(es): Edjair de Souza Mota; Edson Nascimento Silva Júnior

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

  5. 2004 - 2005. Projeto de um Gateway-Proxy Embarcado. (Coordenador)

    Descrição: Este projeto teve como objetivo o projeto, implementação e otimização de gateway-proxy para dispositivos móveis, visando a integração da telefonia IP e a telefonia móvel. A plataforma de desenvolvimento foi toda baseada em software livre.

    Integrantes(es): Edjair de Souza Mota; Leandro Silva Galvão de Carvalho

    Financiador(es): Instituto Nokia de Tecnologia

  6. 2003 - 2004. Integração das Tecnologias VoIP e Telefonia Móvel. (Coordenador)

    Descrição: Este projeto investigou, analisou e desenvolveu uma solução VoIP que permite que telefones celulares de redes GPRS possam acessar PCs e dispositivos móveis (notebooks, PDAs) conectados a redes VoIP de instituições interligadas a backbones de alta velocidade.

    Integrantes(es): Edjair de Souza Mota; Leandro Silva Galvão de Carvalho; Alexadre Passito de Queiroz; Saulo Jorge Beltrão de Queiroz; Eduardo Bezerra Valentin; Regeane Barbosa Aguiar; Anderson Clayton Barreto Rodrigues; Anderson Farias Briglia; Arlen Oliveira do Nascimento

    Financiador(es): Instituto Nokia de Tecnologia