1. 2014 - Atual. Mecanismos de Controle de Congestionamento para Tráfego Multimídia não-responsivo. (Coordenador)

    Descrição: Em anos recentes a comunidade que pesquisa redes de computadores tem testemunhado o crescimento do tráfego gerado por aplicações de distribuição de conteúdo multimídia nas infra-estruturas de comunicação. Amparado em modelos de negócios multi-bilionário e nas tecnologias de aplicações Mashups, o tráfego de aplicações multimídia tornou-se prevalente nas infra-estruturas de rede dos continentes com maior acesso à Internet. Diante de um novo cenário de possível colapso da rede, grupos de trabalho no IETF e W3C foram criados para definir: protocolos padrões para essas aplicações e mecanismos que protejam a rede da ação agressiva de fluxos não-responsivo. Neste contexto, o objetivo principal deste projeto é o estudo de mecanismos de gerenciamento de tráfego não-responsivo, especificamente mecanismo de controle de congestionamento, que atuem no contexto de distribuição de conteúdo multimídia, contribuindo para o avanço no estado-da-arte das tecnologias de disseminação desse tipo de conteúdo na Internet. O projeto contará com a participação de alunos do programa de pós-graduação em informática que desenvolverão suas pesquisas para resolver os problemas identificados com a concepção e avaliação dos mecanismos de congestionamento. O desenvolvimento de recursos humanos treinados em tecnologias do estado-arte em transmissão de conteúdo multimídia, com oportunidades de geração de novos negócios de alto valor agregado para a região é o principal resultado esperado deste projeto. Além disso, espera-se que uma plataforma de distribuição de conteúdo multimídia seja criada para a realização de estudos experimentais envolvendo as novas técnicas de transmissão de tal conteúdo.

    Integrantes(es): Cesar Augusto Viana Melo; da Fonseca, Nelson L.S.

    Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas

  2. 2013 - Atual. Programa de Capacitação de Recursos Humanos em Tecnologias da Informação e Computação e em Sistemas e Aplicativos para Plataformas Tecnológicas Portáteis, Móveis e Distribuídas. (Coordenador)

    Descrição: Programa de capacitação de três anos e de larga escala, a ser implantado simultaneamente em três campi (Manaus, Itacoatiara e Boa Vista) com o objetivo de criar massa crítica de especialistas em plataformas de software para dispositivos portáteis e móveis, mais especificamente Android e Tizen. O programa apoia cinco linhas de pesquisa e desenvolvimento: gerenciamento de consumo de energia, interface com usuário tangível, segurança, conteúdo peer to peer e aplicativos de e-learning. O programa contará com 80 bolsas de graduação, 16 de mestrado e 5 de doutorado, além de apoio à realização de três eventos por ano e treinamento de curta duração com conteúdo aprofundado.

    Integrantes(es): Cesar Augusto Viana Melo; José Reginaldo Hughes Carvalho; Raimundo da Silva Barreto; Elaine Harada Teixeira de Oliveira; Horacio Antonio Braga Fernandes de Oliveira

    Financiador(es): Samsung Eletrônica da Amazônia

  3. 2013 - Atual. Distribuição de Conteúdo Multimídia em Redes CDN-P2P. (Coordenador)

    Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal a investigação de mecanismos de gerenciamento e distribuição de conteúdo multimídia, especificamente vídeo gerado ao vivo, no contexto de sistemas híbridos CDN-P2P, que por sua sinergia têm sido apontado com a arquitetura capaz de ofertar serviços de vídeo dessa natureza em larga escala.

    Integrantes(es): Cesar Augusto Viana Melo; Jhonathan Araujo Oliveira

    Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas

  4. 2011 - 2014. SPACES- 4D: Sistema PArticipativo de Gestão e Monitoramento de Cidades E Serviços Públicos usando rastreamento com câmeras 4D. (Coordenador)

    Descrição: Várias cidades ao redor do mundo têm instalado sistemas de monitoramento de câmeras aplicadas principalmente para o acompanhamento de trânsito e ao combate a criminalidade. Da mesma forma, a quantidade de usuários conectados a redes sociais tem aumentado de acordo com a diminuição de custos e popularização de equipamentos portáteis com acesso à Internet. Este projeto visa unir esses importantes assuntos visando à padronização de câmeras especiais de monitoramento, o desenvolvimento e aplicação de técnicas para rastreamento de pessoas ou objetos e o uso de redes sociais para facilitar a gestão de cidades. As câmeras em questão serão plenópticas, que possuem microlentes que permitem capturar mais informações do ambiente que as câmeras comuns e podem ter seu foco corrigido pós-captura. No rastreamento de múltiplos alvos móveis serão utilizadas múltiplas câmeras de segurança, ligadas em uma rede mesh sem fio, onde os protocolos e infra-estrutura da rede serão definidos a partir das particularidades do algoritmo de rastreamento. No caso de redes sociais, buscam-se a aplicação de tecnologias e a infraestrutura Web para suportar a coleta de dados (em tempo-real ou não) e o compartilhamento, armazenamento, processamento e visualização por usuários (cidadãos) comuns e/ou especialistas em gestão e planejamento de cidades. Em especial, podem ser obtidas informações sobre andamento de obras públicas e eficiência de transporte público. Um sistema integrado contendo essas soluções terá uma interface Web onde as prefeituras terão facilidades para escolher e trabalhar com informações de diferentes mídias e fontes.

    Integrantes(es): Cesar Augusto Viana Melo; Gustavo Bittencourt Figueiredo

    Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

  5. 2009 - 2011. Acesso sem fio a Internet. (Participante)

    Descrição: As redes sem fio trazem enormes vantagens aos seus usuários, como a facilidade de instalação e a mobilidade dos seus nós, permitindo ubiqüidade do acesso à informação e a universalização do acesso à Internet. No entanto, existem inúmeros desafios a serem superados para que estas tecnologias possam efetivamente oferecer todo o seu potencial de benefícios aos usuários. Neste projeto, vários destes problemas serão estudados, para os quais serão buscadas soluções simples, eficientes e escaláveis. Tais soluções permitirão avanços tecnológicos a fim de se viabilizar o acesso à Internet à uma população mais numerosa, facilitando, assim a inclusão digital.

    Integrantes(es): Cesar Augusto Viana Melo; Nelson Luis Saldanha da Fonseca; Edmundo Roberto Mauro Madeira

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

  6. 2007 - 2008. Quasar(Qualidade de Serviço Aplicada a Redes Móveis). (Participante)

    Descrição: Estudar mecanismos de controle de tráfego em redes 2.5G e 3G visando a integração de serviços.

    Integrantes(es): Cesar Augusto Viana Melo; Andre Noll Barreto

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

  7. 2005 - 2005. Sistemas de Informações Geográficas para Políticas Públicas de Telecom. (Participante)

    Descrição: O prerrequisito básico que norteia este projeto é a utilização de software livre para aplicações SIG (sistema operacional, servidores de aplicação, banco de dados e ferramenta SIG), porém o objetivo final é algo mais amplo e com maior valor agregado; seria a concepção de uma plataforma com as seguintes características: Descentralização de entrada de dados Descentralização de processamento dos dados Web-enabled Interoperabilidade de dados georeferenciados Compatível com padrões abertos, por exemplo, o Open Gis Consortium

    Integrantes(es): Cesar Augusto Viana Melo; Mario Massato Harada

    Financiador(es): Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações

  8. 2002 - 2005. VÍdeo, MObilidade e Segurança (VIMOS). (Coordenador)

    Descrição: O Projeto VIMOS, na atividade de modelagem de tráfego de vídeo, Investigou modelos multifractais de tráfego de vídeo que sejam parcimoniosos, ou seja, que não tenham um número excessivo de parâmetros e que sejam úteis para o dimensionamento dos recursos da rede

    Integrantes(es): Cesar Augusto Viana Melo; Nelson Luis Saldanha da Fonseca

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Financiadora de Estudos e Projetos

  9. 2001 - 2004. QUAlidade de Serviço em REdes ? Segurança, Mobilidade e Aplicações (QUARESMA). (Coordenador)

    Descrição: O Projeto QUARESMA contemplou pesquisa e desenvolvimento em diversas áreas relacionadas a redes avançadas tais como: Qualidade de Serviço, Internet, Multidestinatário, Segurança e Mobilidade.

    Integrantes(es): Cesar Augusto Viana Melo; Nelson Luis Saldanha da Fonseca

    Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico